O software TOPSIS CALCULATOR foi elaborado pelos pesquisadores Araujo, Santos e Gomes, sendo destinado a análises de problemas complexos de avaliação, considerando múltiplos critérios de influência e fornecendo resultados relacionados a problemáticas de ordenação.
A modelagem proporciona ao usuário uma hibridização personalizada, em que o mesmo deverá escolher dois métodos: um para realizar o ranqueamento das alternativas e outro para definir o grau de importância dos critérios escolhidos. Os métodos de ranqueamento de alternativas incluem o método TOPSIS e duas de suas variações, o TOPSIS-2N e o TOPSIS-2NE. Já para a definição dos pesos dos critérios, os métodos disponíveis são o AHP, o SAPEVO-M e a possibilidade de o usuário definir diretamente o grau de importância. Feito isso, o decisor terá realizado rapidamente uma junção entre dois métodos de análise multicritério para fundamentar sua pesquisa.
Os métodos TOPSIS-2N e TOPSIS-2NE são variações do método TOPSIS tradicional (desenvolvido por Hwang e Yoon em 1981), sendo que o primeiro utiliza duas normalizações em sua execução e o segundo também utiliza as duas normalizações, entretanto, dessa vez trabalhando com distâncias elípticas em vez de euclidianas, como os outros dois métodos.
O Método Analytic Hierarchy Process (AHP), desenvolvido por Saaty (1980), consiste em uma técnica para ponderar os pesos dos critérios, comparando-os dois a dois segundo uma escala pré-definida.
O método SAPEVO-M (Simple Aggregation of Preferences Expressed by Ordinal Vectors – Multi Decision Makers), proposto por Gomes e Santos (2018) é uma nova versão do método original SAPEVO (Gomes e Gomes, 1997), que possibilita a utilização de múltiplos decisores. Ademais, introduziu-se um processo de normalização das matrizes de avaliação, incrementando a sua consistência.
Ao fim da análise, o usuário terá a opção de comparar o seu resultado com as demais variações do método TOPSIS oferecidas pelo software.